Cerca de 40 alunos de Vera conheceram a indústria de biodiesel em Feliz Natal conhecendo o projeto “Óleo um vilão no Meio Ambiente”, que faz parte do projeto Agrinho, desenvolvido em todo o Estado do Mato Grosso. A escola nunicipal Aloizio Jacob Webler iniciou o trabalho de coleta do óleo de cozinho usado que está sendo reciclado nesta indústria e transformado em biodiesel. “Conseguimos em um mês arrecadar 100 litros de óleo usado. Tudo isso foi empenho dos alunos e as turmas que conseguissem arrecadar o maior número de litros ganhariam o passeio para conhecer a indústria de Biodiesel em Feliz Natal. Foram os vencedores as duas turmas do 4º ano”, explicou Adriana Araujo Santos coordenadora do projeto.

A primeira ação foi recolher óleo de cozinha usado em vários bairros, que continua sendo depositado em um reservatório na própria escola. “É importante uma maior participação da população na coleta e entrega desse óleo para sua devida reciclagem, contribuindo dessa forma a minimizar os impactos ambientais”, aponta.

Fazem parte da cooperativa que coordena a indústria de biodiesel, 7 associados e cerca de 50 cooperados adquirem o Biodiesel mensalmente. A produção hoje é de 10 mil litros/dia, mas já estão viabilizando uma autorização para 50 mil/dia. A química Helen Vettorazzi Machado disse que os associados fornecem a matéria prima e fazem uso do produto, além de comercializar 1 milhão de litros o município de Campo Verde (650 km de Feliz Natal). Dez pessoas fazem parte da produção hoje, mas em breve terá um incremento no número que passa a três turnos.

Fonte: Só Notícias MT | 14 de outubro de 2009