A Prefeitura de São Bento do Sul, no Planalto Norte, anunciou esta semana que vai abastecer os veículos da frota municipal com uma mistura de combustíveis à base de óleo de cozinha reutilizado. Hoje, todos os carros e caminhões da prefeitura são movidos a óleo diesel.

A ação deve-se a uma parceria com o Consórcio Ambiental Quiriri, que já possuiu todos os equipamentos necessários para a filtragem do óleo usado, para que ele possa ser utilizado no dia-a-dia dos veículos.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hübel, o projeto de reuso do óleo de cozinha é uma parceria entre o Quiriri e as quatro prefeituras integrantes do Consórcio (São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e Campo Alegre).

Porém, o projeto terá início em São Bento do Sul. “A coleta de óleo vegetal inicia nas escolas da rede pública. Na sequência, o Departamento de Meio Ambiente e o Consórcio Quiriri estarão divulgando e reforçando o programa, evoluindo gradativamente para toda a cidade”, explica Hübel.

A ideia é fazer com que toda a população colete e entregue o óleo de cozinha diariamente em postos espalhados pela cidade. Para participar, basta guardar o óleo em um recipiente fechado, como garrafas pet.

A coleta deve iniciar na Semana de Meio Ambiente. “Neste primeiro mês será um teste, com adequação de local e treinamento para compreender o funcionamento do processo e a utilização do filtro”, observa.

“O uso de óleo vegetal como combustível é a melhor forma de aproveitar um resíduo contaminante e ainda reduz a utilização de combustíveis fósseis o uso do óleo vegetal reduz em até 40% a emissão de poluentes na atmosfera”, alerta Marcelo.

Inicialmente, a Prefeitura vai usar o óleo em veículos da Secretaria de Obras e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul, que será a responsável pela coleta do óleo. Não há previsão de quando será possível ampliar para toda a frota.

A Prefeitura pretende economizar até R$ 120 a cada 100 litros da mistura de diesel com óelo de cozinha (35%).

O programa também atende os requisitos legais como na Lei Estadual nº 14.330 de 18/01/2008 que institui o Programa Estadual de Tratamento de Reciclagem de óleos e Gorduras de Origem Vegetal.
Fonte: AnVerde | 12 de maio de 2010