Agência Virtual 24 horas
O Governador Marconi Perillo, por meio da Saneago, lançou nesta quinta-feira, o Programa Olho no Óleo. A ação, desenvolvida pela diretoria Comercial e de Marketing da empresa, fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água. Com o slogan “bônus para você e para o meio ambiente”, o Programa pretende reduzir o impacto do óleo de cozinha usado descartado indevidamente nas redes de esgotamento sanitário.

Todo mundo pode participar e até lucrar com a iniciativa. Serão instalados oito pontos de coleta, seis em Goiânia e dois em Aparecida, onde as pessoas vão receber um crédito de R$ 0,50 por cada litro de óleo usado, que será descontado da fatura de água e esgoto. Bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes e condomínios, que são grandes geradores de resíduos, poderão acionar o Ligue Saneago – 115 para fazer o cadastro e entrar na rota de coleta das viaturas do programa.

Inicialmente o Programa Olho no Óleo será lançado em Goiânia e Aparecida de Goiânia, devendo ser estendido para outras cidades no decorrer do ano.

Preservação do Meio Ambiente

De acordo com estudos, Goiânia e Aparecida contam com mais de 525 mil residências, com descarte médio em cada casa de 1,4 litro/mês de óleo usado, o que dá um total médio superior a 735 mil litros/mês. Já os 1.533 estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e hotéis geram 136 litros/mês cada um deles totalizando um descarte superior a 208 mil litros de óleo usado/mês. Somando tudo isso o Olho no Óleopode evitar que quase 950 mil litros de óleo usado sejam jogados nas redes de esgoto e nos mananciais.

O óleo usado, quando jogado no ralo da pia, entope as tubulações do esgoto, aumentando em até 25% os custos de manutenção da rede. Além disso, quando chega aos cursos d’água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes.

Estimativas indicam que cada família descarta em média 1,4 litro de resíduo de óleo por mês, número que salta para 136 litros em bares, restaurantes e lanchonetes.Reciclar este óleo, encaminhando para a produção de biodiesel, é a meta do Programa Olho no Óleo. O Programa é um importante compromisso da Saneago com preservação do meio ambiente, compromisso de responsabilidade ambiental.

Postos de Coleta

Foram instalados oito postos de coleta que já estão funcionando a partir desta quinta-feira, sendo seis em Goiânia e dois em Aparecida de Goiânia.

Goiânia: na agência de atendimento na sede da Saneago; no Distrito do Setor Leste Universitário; na agência de atendimento da Saneago do Setor Pedro Ludovico; nos Distritos Norte e Oeste e no Vapt Vupt de Campinas.

Aparecida de Goiânia: no Distrito de Aparecida e na agência de atendimento no centro da cidade.

A solenidade

A solenidade aconteceu nesta manhã, no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Água- ETA governador Mauro Borges e contou com a apresentação do Coral Canto das Águas. Nos discursos todos lembraram a importância da preservação meio ambiente. Emocionado, o governador Marconi fez uma reflexão sobre a ética, defendeu a importância de parcerias estratégicas do Poder Público com a iniciativa privada para garantir melhor qualidade de vida para os goianos e ressaltou que as ações públicas no Estado levam em consideração o futuro.

Participaram também da festa os secretários Igor Montenegro, das Cidades, e Leonardo Vilela, do Meio Ambiente, o vereador Virmondes Cruvinel, além do presidente da Saneago, Nilson Freire, do vice-presidente, Rubens Marques e dos diretores Comercial, Luiz Humberto Gonçalves Gomes, de Administração, Mauro Henrique Nogueira, de Produção, Eduardo Afiune, de Engenharia, Olegário Martins, e de Finanças, Júlio Cézar Vaz.