A oferta mundial de biodiesel deverá atingir os 40 bilhões de litros até 2015, volume que deve ficar próximo ao da demanda, estimada em 36 bilhões litros. A previsão é do Global Biofuels Center (GBC), da consultoria Hart Energy, que projetou as tendências com base na análise dos mercados da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia Central e Oriente Médio.A produção poderia ser mais que duas vezes maior. Segundo a GBC, no entanto, nem todos os projetos atuais sairão do papel e muitas usinas hoje em operação encerrarão as atividades nos próximos cinco anos, o que impedirá o mercado atingir seu potencial de oferta de 94 bilhões de litros.

Ainda de acordo com a consultoria, o mercado tende a ser excedente mesmo com o cumprimento das metas de adoção da mistura de 10% do biodiesel no diesel (B10) nas regiões analisadas. Neste caso, a oferta seria maior que a demanda em 20 bilhões de litros.

No Brasil, o Ministério de Minas e Energia (MME) já discute a viabilidade do B6, mas o setor produtivo deseja ir além. A Ubrabio negocia com o governo a possibilidade de o país adotar o B20 nas regiões metropolitanas a partir de 2012, quando a frota brasileira passará a usar o diesel S10, cujo teor de enxofre é cinco vezes menor que o S50.

Fonte: Energia Hoje | 06 de dezembro de 2009