Um projeto que preserva o meio ambiente e ainda reduz custos. É o resultado da parceria entre Prefeitura de São Bento do Sul, o Consórcio Ambiental Quiriri, e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de São Bento do Sul, que dá destino ao óleo de cozinha que é recolhido na cidade. O produto é usado como combustível nos veículos da Secretaria de Obras e dos caminhões da Cooperativa.

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hübel, diz que o projeto evita que a gordura seja despejada no meio ambiente, e ainda propicia a diminuição de gastos com combustível. “São Bento conta com um sistema de coleta seletiva, no qual a comunidade pode separar o óleo usado em garrafas pet. Após recolhido, o material é enviado à Cooperativa, que recicla, filtra a gordura e depois mistura ao diesel.” Hübel lembra que a ação aproveita melhor o óleo reciclado, além de diminuir os danos ambientais.

Para ele, a importância do projeto não só para São Bento, mas uma alternativa que pode ser usada por outras prefeituras. “A intenção é dar o destino correto para que o óleo não seja despejado em ralos. O projeto auxilia no sistema de tratamento de água e esgoto da cidade.”

Fonte: A Notícia | 15 de setembro de 2010