Piquenique pelo Parque Augusta (Foto: Tiago Queiroz/AE)
“Mulheres usando luvas e estolas, homens de chapéus e coletes, como era costume até a metade do século 20. Lembrariam figurantes de um filme de época sobre a Rua Augusta, não fosse o grupo protagonista de um manifesto pela criação do Parque da Augusta, no centro da capital. Do meio-dia até as 15 horas de ontem, moradores do bairro e simpatizantes à ideia de ampliação das áreas verdes da cidade promoveram um “piquenique à moda antiga”, no meio rua, no trecho entre a Caio Prado e a Marquês de Paranaguá.

“Convidei o prefeito (Gilberto Kassab) para participar do evento. E disse que faríamos o piquenique no parque quando ele fosse criado. Por enquanto, faremos na rua”, disse a advogada Célia Marcondes, presidente da Sociedade dos Amigos do Bairro de Cerqueira César (Samorcc), que apoiou o evento realizado pelo Comitê dos Aliados do Parque da Augusta.

O alvo dos moradores é um terreno de 24 mil metros quadrados, com árvores preservadas, onde já funcionou o Colégio Des Oiseaux, criado por freiras católicas em 1907. Foi fechado 60 anos depois.

Antes de se reeleger, Kassab assinou um decreto declarando a área como de utilidade pública. O documento tem validade de cinco anos. Contudo, somente a desapropriação poderá legitimar a criação do parque.

De acordo com Célia Marcondes, a gestão Kassab teria recuado e abandonado o projeto de desapropriação. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura informou ter “total interesse na área e na criação do parque”. “E o primeiro passo é declarar a área de utilidade pública”, declarou a administração.

“Não precisamos de mais prédios, shoppings. Precisamos de uma área verde aqui”, reivindica o estudante Glauber Ormunto Dias Martins, de 21 anos.

As associações conseguiram embargar nos últimos anos a construção de supermercado, condomínio residencial, estacionamento e até de uma escola municipal de educação infantil.

“Existiam dois prédios escolares abandonados dois quarteirões para baixo. Não somos contra a educação, mas entendemos que seria deseducar permitir a derrubada dessa área”, defende o ator e síndico Sérgio Carreira, de 52 anos, um dos idealizadores do protesto. Segundo ele, todos os anos o Comitê dos Aliados do Parque da Augusta celebra o dia mundial do meio ambiente com alguma manifestação pacífica em prol da criação da área de lazer. “Este ano optamos pelo piquenique.”

O tema “à moda antiga” foi uma homenagem às freiras do colégio.

Refeição ao ar livre
Sentados ao redor das toalhas de estampa xadrez, levaram lanches, bolos, queijo, suco, vinho, chá e flores. Um dos membros do comitê, o empresário Fábio Canova de Souza, de 35 anos, levou até um pequeno gramofone e um vinil de Scott Jopplin, precursor do jazz, para o seu piquenique. A maquiadora e também empresária Rebecca Carratu, de 48 anos, vestida como uma elegante dama parisiense da década de 1930, levou chá inglês e xícara de porcela. O ator, professor e instrumentista Rodrigo Polla, de 36, preparou um repertório especial: de Elvis Presley às valsas italianas”.

 http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/protesto-elegante-por-mais-verde/