A articulação varginhense recolheu milhares de litros por meio da participação ativa da sociedade, e agora decidirá junto com ela o destino do dinheiro arrecadado

A iniciativa da Rede pela Coleta do Óleo de Cozinha Usado, ação implantada pela consultoria Muda de Ideia e fomentada pela Ecóleo dá os primeiros passos rumo à sustentabilidade como um negócio socio-ambiental relevante e economicamente viável.

Contando com parceiros como o UNIS-MG e de entidades de classe, a Rede faturou esta semana R$1.912,50 na comercialização do resíduo junto a uma beneficiadora associada à Ecóleo.

O montante de óleo foi acumulado graças ao engajamento da comunidade que procurou os mais de 25 ecopontos espalhados pelo município para realizar o encaminhamento adequado do resíduo, mesmo que em pequenas quantidades. Os locais de entrega são diversificados como supermercados escolas, postos de combustível e faculdades.

Ecopontos

Alguns dos locais credenciados para o recebimento do óleo armazenado em recipientes como em garrafas PET são:

• Maiolini Supermercados: (35)2105-1813 – Rua Rio de Janeiro, 684 – Centro

• Maiolini Supermercados: (35)3221-7771 – Rua Santa Cruz, 106 – Centro

• Fisk – Escola de Inglês e Espanhol: (35)3222-3339 – Praça José Resende Paiva, 75 – Centro

• Posto Xingu: (35)3214-1777 – Av. Princesa do Sul, 950 – Jardim Andere

• Escola Estadual Irmão Mário Esdras: (35)3221-4239 – Rua Cel. Venerando Pereira, 144 – Vila Floresta

A relação completa e atualizada está disponível nos portais da internet: http://www.varginhaonline.com.br/oleo ou http://www.blogdomadeira.com.br/responsabilidade-social/veja-onde-doar-oleo-em-varginha. O e-mail de contato com a Rede é: ecoleomg@hotmail.com

Sobre a Rede

A Rede não é uma empresa e nem uma ONG. Trata-se de um grupo de varginhenses que se reuniram para dedicar suas horas vagas na viabilização deste negócio de extrema relevância para a cidade.

As reuniões do Comitê Gestor são realizadas a cada dois meses e abertas a quem queira participar. A Rede não possui hierarquia e os membros decidem por empoderamento ou consenso, os rumos do trabalho e o investimento do dinheiro.

A iniciativa varginhense foi finalista do Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social 2010 e é considerada uma referência em todo o Brasil de modelo de negócio sócio-ambiental com potencial de replicabilidade em outras cidades.

Para maiores informações:

Vinícius Valle: (35) 8868-2377
Diego Gazola: (11) 9436-1284

Rede pela Coleta do Óleo de Cozinha Usado de Varginha/MG
Erika Justino (estagiária)
ecoleomg@hotmail.com
Relação atualizada dos ecopontos: www.varginhaonline.com.br/oleo
Maiores informações – Brasil: www.ecoleo.org.br