Com 9 meses de atividade e apoiados pela Ecóleo, a Rede comercializou o primeiro grande lote de óleo de cozinha usado recolhido em eco-pontos de Varginha

Desde setembro de 2009, descartar óleo de cozinha usado pelo ralo, na terra ou no bueiro já não é admissível em Varginha.

Há quase 9 meses, um grupo de cidadãos apoiados por empresas comprometidas com o meio-ambiente e a qualidade de vida na cidade, literalmente, arregaçaram as mangas. Desta forma empreenderam o desafio de articular uma Rede pela coleta do resíduo, que quando descartado indevidamente, além de poluir o meio-ambiente e causar danos nas tubulações das residências, encarece a conta de água e esgoto de todos os varginhenses.

Nesta semana, a Rede obteve o seu maior êxito. A comercialização de 3.750 litros de óleo que foram recolhidos em eco-pontos espalhados por toda a cidade. Uma empresa advinda do Rio de Janeiro deslocou um caminhão coletador até a cidade para efetuar a operação. O destino deste óleo será produção de tintas e vernizes pela indústria química.

Segundo Kadija Pires, uma das coordenadoras da Rede, a comercialização deste resíduo representa uma grande vitória para todos os varginhenses pois demonstra que a população está se despertando para uma cidadania mais atuante, e que gradativamente muda seus hábitos insustentáveis. “Toda a receita da comercialização será revertida para a ação e qualquer cidadão pode fazer parte da equipe que coordena o projeto na cidade”, afirma Kadija

Recentemente, a ACIV formalizou o seu apoio à Rede. Já fazem parte desde o início: Grupo UNIS-MG, Muda de Ideia, Minaspetro e a rede de eco-pontos credenciados.

Relação de alguns dos eco-pontos que recebem o óleo armazenado em recipientes como PETs:

• Maiolini Supermercados: 2105-1813 – Rua Rio de Janeiro, 684 – Centro
• Maiolini Supermercados: 3221-7771 – Rua Santa Cruz, 106 – Centro
• Fisk – Escola de Inglês e Espanhol: 3222-3339 – Praça José Resende Paiva, 75 – Centro
• Posto Xingu: 3214-1777 – Av. Princesa do Sul, 950 – Jardim Andere
• Escola Estadual Irmão Mário Esdras: 3221-4239 – Rua Cel. Venerando Pereira, 144 – Vila Floresta

Maiores informação pelo site: www.varginhaonline.NET.br/oleo

Fonte: Diego Gazola | Muda de Ideia