A data será marcada por um café da manhã às 9h no auditório do UNIS-MG. Na ocasião será apresentado a trajetória e os planos de expansão do Movimento

Há exatamente um ano era anunciado o início de um Movimento pela coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado em Varginha-MG.

Doze meses depois, o empreendedorismo do grupo de cidadãos empenhados em provar o contrário apresenta os resultados. Muita articulação, alguns poucos fracassos e muitas conquistas. Cenário previsível em projetos inovadores conduzidos com paixão, acima de tudo.

O trabalho de sensibilização, mobilização e coleta do óleo de fritura usado iniciou-se com o convite aberto à sociedade para um evento que contou com a presença da presidente da Ecóleo (Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível), Célia Marcondes. Na ocasião os presentes foram convidados a integrarem ao Comitê da Rede, estrutura de gestão participativa que a partir daquele momento apoiados pela Ecóleo, passaria a gerenciar as ações locais, definindo o encaminhamento inclusive da renda gerada com a comercialização do resíduo.

Hoje, por meio desta Rede, descartar o óleo de fritura usado pelo ralo, na terra ou no bueiro já não é admissível em Varginha. A cidade conta com 20 ecopontos, locais credenciados para receberem o líquido devidamente armazenado em garrafas pets ou vasilhames similares. Supermercados, escolas, postos de combustível, universidades, entre outros integram a Rede, cuja relação completa pode ser conferida pelo site: www.varginhaonline.NET.br/oleo

Em 12 meses, por meio dos ecopontos foram destinados corretamente 1.250 litros. Outros 4.000 litros aproximadamente, foram coletados por parceiros independentes, passando pela contabilização da Rede. O trabalho ainda tem muito para expandir, uma vez que estimativas apontam que mensalmente mais de 30.000 litros do resíduo são gerados em Varginha e que grande parte ainda é descartada na rede coletora, encarecendo a conta de tratamento de esgoto para todos os munícipes, além de contaminar as águas que desembocam no Lago de Furnas.

A Rede formada em Varginha é um caso de sucesso e serve de modelo para diversos municípios interessados em implementar uma Rede pela coleta do óleo de fritura usado.

SERVIÇO:
Local: Auditório do UNIS-MG, campus I – Varginha-MG
Horário: 9h às 10h30
Telefone para contato: (35) 9141-3040 (11) 3081 3418

Fonte: Muda de Ideia | 22 de setembro de 2010