A colaboração por parte dos alunos das escolas municipais de São Caetano na campanha de coleta de óleo de cozinha é permanente na cidade e já rendeu frutos. Nesta terça-feira, a Prefeitura premiou a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Bartolomeu Bueno da Silva, no Bairro Santo Antônio, com um kit especial de livros pela significativa quantidade de óleo coletada.

Os litros foram destinados à confecção de biodiesel e a renda obtida ficou para a APM (Associação de Pais e Mestres), assim como nas outras escolas participantes.

Na ocasião, os alunos apresentaram poesias e trabalhos que elaboraram em sala de aula em agradecimento ao presente que receberam das mãos de representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Comunicação.

O assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Rogério Alvarenga, elogiou os alunos. “O mais importante estes estudantes já fizeram, mas tenho certeza que vão continuar fazendo, que é a coleta do óleo de suas casas”, disse. “Cada um deve fazer a sua parte, assim cada um irá contribuir para o meio ambiente.”

“É extremamente gratificante perceber que estes jovens alunos já apresentam consciência ambiental e estão fazendo boas ações desde cedo em benefício do nosso planeta”, destaca a secretária municipal de Comunicação, Luciana Patara.

A secretária municipal da Educação, Magali Aparecida Selva Pinto, ressalta a importância de discutir o tema. “Acredito que as escolas têm um papel fundamental neste trabalho, incentivando práticas sustentáveis como a reciclagem de óleo.”

Campanha – Para participar da iniciativa, os alunos receberam panfletos com informações sobre a importância de não jogar o óleo no ralo da pia, por exemplo, além de formas de reciclar e armazenar o líquido.

Fonte: Diário do Grande ABC | 17 de agosto de 2010