A Sabesp lança, na próxima segunda-feira, dia 26/4, o Relatório de Sustentabilidade 2009, durante a 22ª Audiência de Sustentabilidade. O evento acontece a partir das 14h na sede da Sabesp em Pinheiros (rua Nicolau Gagliardi, 313) e é aberto ao público. O secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo, dará início aos trabalhos, seguido pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, que destacará os principais pontos abordados no relatório. Em seguida, haverá uma mesa-redonda e debates entre convidados.

A construção do documento contou com a participação da sociedade durante as duas audiências de sustentabilidade realizadas pela companhia no final de 2009, que serviram como painéis de engajamento das partes interessadas. O documento atende às premissas do “Global Reporting Initiative” (GRI) – organismo que estabelece as principais diretrizes para a construção de um relatório de qualidade.

Diversos convidados avaliarão diferentes dimensões do documento: a professora-doutora Paula Montero, presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que abordará o social; Clarissa Lins, diretora executiva da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que falará da dimensão ambiental; o professor-doutor Frederico Turolla, da Escola Superior de Propaganda e Marketing e Fundação Getúlio Vargas, que fará a análise econômica, e o prefeito de São João da Boa Vista, Nelson Nicolau, que destacará a visão do cliente.

Audiências – Esses encontros são reuniões públicas para fomentar a discussão, congregar interlocutores e divulgar trabalhos, propostas e projetos ecológicos, sociais, culturais, científicos, educacionais, de lazer, esportivos e artísticos em prol da sustentabilidade e que mereçam maior visibilidade para inspirar sua ampliação/reprodução, ou busquem viabilidade por meio de apoios, parcerias e patrocínios. A Sabesp já realizou 21 audiências de sustentabilidade, que reuniram mais de duas mil pessoas.

Conceito – Sustentabilidade é um conceito que envolve três dimensões fundamentais de compromissos: a primeira com o meio ambiente, que indiretamente expressa o compromisso da empresa com as gerações futuras; a segunda, com a equidade social, que implica compromisso explícito com a universalização de acesso aos serviços a todos os segmentos sociais; e a terceira, com a sustentação econômico-financeira dos serviços, de maneira a prover meios para a expansão da empresa.

minuta do relatório está disponível.  Comentários são bem-vindos e poderão ser enviados para o email: sustentabilidade@sabesp.com.br.

Acesse o AQUI relatório 2009:

Fonte: Sabesp | 22 de abril de 2010