SÃO PAULO – Em parceria com a Sabesp e a ONG Trevo, o Shopping Center D, participa da “Campanha de Coleta eReciclagem de Óleo de Cozinha”. O objetivo da ação, é incentivar moradores dos bairros próximos ao shopping a contribuir com o meio ambiente, reunindo sobras de óleo de cozinha em garrafas pet e depositando-as em containers localizados tanto no térreo, como no piso G1 do empreendimento.

“Promover ações de Sustentabilidade é zelar pelo bem-estar de nossos clientes. Por isso, a nossa participação em iniciativas como essa é fundamental”, justifica a gerente de marketing do Shopping Center D, Elizabeth G. Coutinho.
Campanha

Para incentivar a adesão do público à campanha, a Sabesp entregará nas casas vizinhas ao Shopping Center D contas de água acompanhadas de um funil feito de papel reciclável com informações sobre os danos e prejuízos causados pelo simples ato de descartar óleo de cozinha no ralo da pia da cozinha.

“Esta prática contamina lençóis freáticos e rios. Cada litro de óleo é capaz de poluir até 20 mil litros de água limpa. Isso põe em risco a vida de pessoas, peixes e animais”, alerta Roberto Costacoi, um dos coordenadores da ONG Trevo, especializada em reciclagem de óleo de cozinha.

O óleo coletado será encaminhado à ONG Trevo, que converte o resíduo em matéria-prima para a fabricação de sabão e insumos usados na produção de biodiesel. “A existência de ecopontos no Shopping D facilita a destinação correta desta substância na zona norte, já que o empreendimento é bem localizado e fica aberto todos os dias”, diz Costacoi.

Além da prevenção de riscos à saúde da população, a campanha apoiada pelo Shopping Center D ajuda a manter as cerca de 40 famílias carentes empregadas pela ONG Trevo no processamento do óleo de cozinha arrecadado. Parte da renda gerada com a venda de produtos reciclados à base de óleo é revertida às crianças mantidas pelo Lar Betânia, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. “O engajamento de todos nesta ação é muito importante. Juntos, podemos gerar importantes benefícios por meio de uma atitude muito simples”, diz Elizabeth.

Fonte: DCI | 22 de julho de 2010