O Programa de reciclagem de óleo de fritura (PROL) passa a ser desenvolvido pela Sabesp em Taubaté, a partir desta terça-feira (8).

O objetivo do PROL é promover a coleta adequada do resíduo de óleo de frituras que, quando jogado indevidamente no ralo da pia da cozinha, pode trazer transtornos como o entupimento das redes de esgotos. Com esse programa, a empresa apoia a coleta seletiva deste resíduo e também contribui para evitar a poluição das águas, assim como colabora para a diminuição de casos de obstrução da rede de esgotos.

Segundo o coordenador do programa em Taubaté, Carlos Gouvea, o grande destaque dessa proposta é seu alcance socioambiental. “O PROL impacta positivamente sobre o meio ambiente, à medida em que evitamos que garrafas pet e óleo de fritura sejam descartados na natureza, incentivamos a fabricação de biocombustível, além de gerar renda a entidades que desenvolvem projetos sociais”.

Todo o óleo coletado será encaminhado à Avape, que fará com que o produto arrecadado seja encaminhado para beneficiamento, para produção de biodiesel.

Quem quiser participar basta armazenar o óleo em garrafas PET e levá-lo a um dos postos de coleta.

Confira abaixo os postos de coleta:

1 – Sabesp Rua Vicente Testa,1 Jabuticabeiras.
2 – Contazul  Rua Monsenhor Siqueira, 82 Centro
3 – Escola Estadual Monteiro Lobato Rua Prof. Clóvis Winther, 625 – Jd. Maria Augusta.   4 – Escola Estadual Amácio Mazzaropi Rua Paulo Setúbal, 502 – Vila São José.
5 – Escola Estadual Deputado César Costa.  Rua Granadeiro, 500 – Quiririm.
6 – Escola Estadual Jacques Félix  Rua Domingues Ribas, 1072 – Vila Albina

Fonte: Agora Vale | 04 de junho de 2010