A Comissão de Gestão Ambiental do TRT da 14ª Região lançou sexta-feira (23), no auditório do edifício-sede em Porto Velho, durante a abertura das ações socioambientais do Programa Amanajé – Mensageiro da Ecologia -, uma campanha de coleta de óleo de cozinha usado para destinação à fábrica de sabão ecológico Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Velho (Asprovel).

Na ocasião, as unidades do TRT que apresentaram os melhores resultados na pesquisa de utilização e descarte de insumos receberam certificado de reconhecimento. As atividades contaram ainda com uma exposição de boas práticas de desenvolvimento sustentável da Asprovel e Associação Comunitária das Mulheres da Vila Princesa (Ascomvip).

A abertura do evento foi conduzida pelo desembargador federal do trabalho e presidente da Comissão de Gestão Ambiental, Vulmar de Araújo Coêlho Junior, que reiterou o apelo para que servidores e magistrados pratiquem ações de combate ao desperdício e de redução de impactos ambientais.

Os trabalhos são produzidos por artesãos e outros participantes do projeto “Meio Ambiente na Arte e Cultura”, coordenado pela área de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e que contam com a parceria e apoio da Justiça do Trabalho.

Em seguida, a artesã Elielza Ramos Freires, a “Bailarina da Praça”, trajando um vestido com ramalhetes de folhas, que disse representarem uma árvore, apresentou uma performance ressaltando a importância da preservação do meio ambiente, e apresentou uma performance de dança ao som de música instrumental.

A servidora Magda Regina Alves Pereira apresentou um monólogo sobre o tema natureza, no qual enfatizou a necessidade da preservação do planeta.

Na concepção da desembargadora, o Projeto Amanajé se tornou um programa de gestão do Tribunal, que tomou corpo numa medida que as suas ações já estão integradas às atividades do Regional.

O desembargador Vulmar Coêlho ressaltou a sequência pelos atuais gestores do Tribunal de projetos de responsabilidade social, como o Amanajé. “Esse é um projeto de todos nós. Estamos defendendo o meio ambiente para nossos filhos e netos”, disse.

No encerramento, o Coral 14 cantou o Hino de Rondônia e a música Planeta Água, de autoria do artista Guilherme Arantes.

A programação continua no sábado (24), no espaço do Sest/Senat, com a realização de uma Caminhada Ecológica e atividades de massoterapia e ginástica laboral. Sorteio de brindes e um café regional são as atrações também para magistrados e servidores do Regional.

Amanajé

Fonte: Rondonotícias | 24 de julho de 2010