Não podar essas plantas no outono

plantas no outono
plantas no outono

Largue a tesoura e afaste-se daquela hortênsia.

Bem-vindo ao outono, onde a maior parte da sua lista de tarefas de jardinagem envolve cortar flores, arbustos, árvores e outras coisas que crescem no seu quintal. A poda é uma parte tão importante da limpeza de outono que pode ser uma surpresa me ouvir pedir para você largar a tesoura por um momento, porque há algumas plantas que nunca devem ser podadas, pelo menos não no outono. Qual é o propósito da poda de outono? 

Entender a filosofia por trás da poda é útil quando você está no seu jardim, pensando sobre o curso de ação certo para uma planta em particular. Há vários motivos para dar um corte em suas plantas: Para árvores, você pode remover galhos que ameaçam invadir a rua, sua casa ou a calçada. Você também pode moldar arbustos e árvores por meio da poda, mas isso geralmente é cosmético.

Um motivo melhor para podar pode ser garantir que a luz solar e o fluxo de ar possam penetrar no meio de arbustos e árvores, removendo galhos que cruzam outros ou estão crescendo para dentro. A poda estimula a ramificação, o que significa que um caule pode frequentemente se dividir em dois caules onde é podado, e isso pode ter um efeito positivo no corte de flores e vegetais frutíferos como pimentas. Por fim, a poda pode ajudar sua planta a sobreviver a condições extremas, como oscilações bruscas de temperatura, permitindo que ela se concentre nas raízes, onde a energia é armazenada, em vez de usar essa energia para sustentar folhas e caules acima do solo. 

Quando você deve podar suas plantas?

Geralmente, você podará quando uma planta estiver dormente e seca, e as plantas entram em dormência durante diferentes estações, embora o inverno seja normalmente considerado um momento seguro para a maioria. Você pode podar fora dessa estação, se necessário, por exemplo, para aparar um galho perigoso, mas você quer ter certeza de oferecer mais suporte à planta se fizer isso. Árvores cortadas são mais suscetíveis a vírus e fungos no verão, por exemplo.

Ao podar, a regra é nunca tirar mais do que um terço de uma planta, o que pode parecer muito, mas a maioria das plantas realmente se beneficia de um corte forte. Um excelente exemplo são as rosas, que prosperam depois de um inverno em que você as cortou completamente. Razões para não podar uma planta no outono

Então, quando você não deve podar uma planta específica no outono? Existem algumas razões para evitar isso. A primeira é que pode não ser o momento certo para fazer isso — uma boa maneira de adivinhar o período de dormência de uma planta ou árvore é observar quando ela floresce. As plantas florescem, dão frutos e depois entram em seu período de dormência, então a pós-floração ou pós-frutificação geralmente é um momento seguro para podar. Algumas plantas florescem individualmente, como os girassóis; ao podá-las, você remove a possibilidade de mais flores. Algumas plantas simplesmente não precisam de poda, como as mães anuais. Por fim, uma ótima razão para não podar é que as plantas, uma vez que florescem, produzem frutos e sementes, e a vida selvagem se alimenta desses despojos durante o inverno. Deixar uma planta sozinha significa que você está apoiando o ecossistema local. 

Nunca podar essas plantas no outono

Gramíneas ornamentais: Eu adoro uma planta que seja autossuficiente, e as gramíneas ornamentais fazem um ótimo trabalho sozinhas. Elas não precisam de cortes ou podas para o inverno e sobreviverão muito bem. Na verdade, as folhas que morrem simplesmente murcham e se transformam em composto no local, alimentando a planta.

Azáleas, Rododendros, Camélias: As pessoas parecem adorar árvores floridas e arbustos como esse trio. Eu sofri com todos os três no meu quintal, e minha campanha de dez anos para matar a azálea finalmente terminou neste ano. Essas árvores tendem a florescer de uma só vez, uma vez por ano, por algumas semanas, e embora essas poucas semanas sejam bem adoráveis, as árvores então prosseguem sem cerimônia para perder todas essas flores. Isso acontece na primavera, então a época de podá-las é no verão. Se você podá-las no outono, pode muito bem estar afetando quantas flores terá no ano que vem. (O que pode ser bom se, como eu, você preferir não raspar as flores de camélia do seu pátio por um mês.) 

Lilás: Os lilases são personagens deliciosamente complicados no seu quintal. Normalmente, eles terão uma floração na primavera e encherão o ar próximo com o cheiro mais inebriante da Terra, e então voltarão a ser arbustos desinteressantes. A maioria das fontes de referência de jardinagem sugerirá que se você der aos lilases uma poda de verão, poderá encorajar uma segunda floração no outono. Eu nunca tive sucesso nisso, mas você pode tentar. De qualquer forma, o momento apropriado para desbastar e modelar seu lilás é no verão. 

Forsythia: Uma das plantas mais elétricas do seu jardim de outono, a forsythia se ilumina como fogos de artifício em amarelo e laranja. Mas se você quiser essa exibição, precisará deixar a planta sozinha no outono. 

Pera, Cereja e Maçã Silvestre em Flor: Essas árvores que não dão frutos criam paisagens de neve mágicas de flores rosas e brancas no final da primavera. A exibição é tão linda que você seria um verdadeiro idiota se fizesse qualquer coisa para diminuir o volume de flores que árvores como uma cerejeira em flor exibirão na primavera. Essas árvores precisam de seus pequenos botões de flores para passar o inverno, então cortá-los no outono é um não-não. 

Hortênsia: Uma planta de jardim divisiva (as pessoas adoram ou desprezam “ hidras ”), esta planta vem em uma série de subespécies que requerem poda em épocas diferentes. As grandes hidras azuis e rosas geralmente devem ser cortadas em maio, o que significa que os brotos que hibernaram e sobreviveram estão seguros. As hidras Limelight devem ser podadas após o ano novo, conforme nos aproximamos da primavera. Apenas as hidras de folhas de carvalho devem ser podadas no outono, quando as flores começam a envelhecer e mudar de cor. 

Echinacea e Black Eyed Susan: Esses arbustos floridos perenes podem sofrer um corte no outono, mas você deve considerar poupá-los. As sementes no centro dessas plantas podem alimentar exércitos de pássaros durante todo o inverno e não farão nada para prejudicar a planta em si. 

Samambaias: Embora suas amigas de folhas verdes possam parecer um pouco tristes durante o inverno, perdendo cor e vivacidade, elas não gostam de uma poda de outono. Se possível, espere para podar suas samambaias até o final do inverno ou início da primavera.